O Programa Leite de Vacas Felizes nasce com o propósito de fazer o bem para os nossos animais, para os nossos produtores, para a economia, para o ecossistema e para todos nós.

Promove o desenvolvimento e a valorização do setor leiteiro assente na pastagem 365 dias por ano, com as melhores práticas de sustentabilidade ambiental, social e de bem-estar animal.

Todos os produtores do Programa Leite de Vacas Felizes são certificados e o Programa está assente em cinco pilares: A Pastagem, Bem-estar animal, Qualidade e segurança alimentar, Produção sustentável e Produtores recompensados.

A pastagem

A pastagem é uma fonte viva de nutrientes. As nossas vacas têm uma alimentação natural à base de erva fresca 365 dias por ano.

Acreditamos na pastagem enquanto método de alimentação natural, que promove a sustentabilidade ambiental, o bem-estar animal e a riqueza nutricional do leite.

Bem-estar animal

As nossas vacas vivem ao ar livre e em comunidade, com acompanhamento veterinário dedicado. Não vivem em estábulos como na maioria das explorações.

Acreditamos que viver ao ar livre e em comunidade traz felicidade, e que vacas felizes dão melhor leite.

Qualidade e segurança alimentar

As nossas vacas vivem ao ar livre e em comunidade, com acompanhamento veterinário dedicado. Não vivem em estábulos como na maioria das explorações.

Acreditamos que viver ao ar livre e em comunidade traz felicidade, e que vacas felizes dão melhor leite.

Produção sustentável

Salvaguardamos os recursos naturais dos Açores para as próximas gerações, através do incentivo à utilização de fontes de energia renováveis, de uma correta utilização dos solos e proteção dos recursos hídricos.

Acreditamos na sustentabilidade. Tudo começa no respeito pela natureza e pelas gerações vindouras. A Pegada de Carbono das Vacas Felizes é 32% inferior às que vivem fechadas em estábulos (estudo desenvolvido pela Terraprima, associada ao Instituto Superior Técnico).

Produtores recompensados

Todos os nossos produtores recebem apoio técnico dedicado e uma remuneração adicional pela aplicação das melhores práticas, uma aposta no seu desenvolvimento sustentável.

Ao contribuir para o desenvolvimento sustentável dos nossos produtores, apoiamos a economia local e estamos a garantir um futuro melhor para todos.

Testemunhos

Os produtores de leite Terra Nostra partilham a sua experiência.

Parceiros

O Programa Leite de Vacas Felizes é o resultado da cooperação entre vários parceiros e especialistas nacionais e internacionais.O Programa Leite de Vacas Felizes é o resultado da cooperação entre vários parceiros e especialistas nacionais e internacionais.

Todos os produtores do Programa são auditados por uma entidade externa, a SGS, responsável pela sua certificação.

Reconhecimento


Prémio Internacional

Distinção Good Dairy Commendation, atribuída pela ONG Compassion in World Farming pelo compromisso e trabalho desenvolvido.